Júnior de Todos

22 de fevereiro de 2017

Jean CesarJean César Moreira da Silva
Partido: PC do B

Jean César Moreira da Silva, conhecido como Júnior de Todos, nasceu no bairro Bananeira de Jacobina, é filho de Seu Zé Cordeiro e Dona Nina junto com dez irmãos, casado e pai de dois filhos. Inspirado pelo pai, que foi um dos principais lideranças e fundadores do bairro, desde cedo, Júnior se dedicou a contribuir com a causa comunitária.

No Grupo de Jovens JASC, na Pastoral Afro, Pastoral da Criança, nas CEB´s e nos Projetos de Padre José ele desenvolveu seus primeiros trabalhos na luta pela inclusão social dos menos-favorecidos. Foi fundador das Associações Comunitária da Grota do Brito e do Quilombo Erê, as quais ele dirigiu por vários anos como presidente. Em 2012 Júnior foi eleito presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bananeira, a ACABANA.

Foi procurado por muitos, e sempre ouviu e atendeu a todos e levou as questões pra frente, revindicando os direitos dos cidadãos na esfera pública municipal e estadual. Com inúmeros abaixo-assinados, ofícios e entrevistas em rádio Júnior conseguiu pressionar e convencer às autoridades locais a colaborar com as revindicações, a exemplo de calçamento de ruas, instalação de quebra-molas, melhoria de segurança pública, apoio para esporte, melhoria de transporte público para idosos, etc.

Como coordenador técnico da ATABAQUE Quilombo Erê, Júnior prestou assessoria a várias associações e comunidades do meio urbano e rural, que hoje, a partir da intervenção de Júnior, se encontram em condições melhores, algumas tiveram acesso à água, luz e assistência técnica, reconhecimento como comunidade tradicional quilombola, certificação orgânica, entre outros benefícios, a exemplo de Lagoa do Timbó, Baraúnas de Dentro, Malhadinha de Fora, Curral Velho e Barrocão Velho. Na sua gestão, ele conseguiu captar vários recursos de patrocínio para os projetos das associações, em nível nacional e internacional.

Júnior acompanhou o Grupo de Mulheres da Bananeira e de Araújo e ajudou a organizar vários cursos de formação profissional, estabelecendo parcerias com fundações e serviços públicos. Hoje está funcionado uma Oficina de Corte e Costura na Bananeira gerando renda para as mulheres.

Júnior está na frente da Escolinha de Futebol, cuidando incansavelmente da educação e integração social das crianças e jovens do Bairro. Foi fundador do Time Puravida e do Time de Futebol Feminino da Bananeira e, formando o Time União Bananeira, deu oportunidade aos jovens e levou-os para jogar no estádio de Jacobina.

Júnior também está atuante na área de meio ambiente, este ano, por exemplo, ele vai levar a famosa Caminhada Ecológica do Brito a sua décima edição.

Inúmeras vezes, nas suas falas em público, ele inicia seu discurso com: “Sou Júnior. Sou quilombola!” e realmente, ele é um ícone na luta pelo reconhecimento dos direitos das comunidades quilombolas da região. Júnior é Contramestre de Capoeira e faz parte do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia e criador da Rede de Comunidades Quilombolas da Chapada Norte.

CONTATOS:

FONE: (74) 99122-9690 / 3621-3438 RAMAL 217
EMAIL: juniordetodosvereador@gmail.com

REDES SOCIAIS:

BLOG: http://juniordetodos.blogspot.com.br/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/juniordetodos65888jacobina/?fref=ts