Biografia Tiago Dias

19 de outubro de 2013

Tiago Manoel Dias Ferrreira (Tiago Dias)
Partido: PROS

Tiago Dias é natural de Cachoeira dos Alves zona rural de Jacobina, primeiro filho de cinco irmãos, seu pai trabalhador rural e sua mãe merendeira, começou a trabalhar muito cedo, ainda na infância aos 6 anos transportando leite da pequena propriedade da família até a sede de município, ao 9 anos vendia geladinho e aos 10 tinha arrecadado o suficiente para comprar um carrinho de mão e foi trabalhar na feira livre de Jacobina, aos 12 migrou para a oficina de Zezinho da Mola e ao 18 foi ser operário em uma fábrica de calçados existente em Jacobina, passando ainda pelo posto de molas Secomol, mototaxista, prestador de serviço na Coelba e aos 25 Ascoob Credimonte, logo depois no restaurante RPM, voltando novamente a ser mototaxista.

Em 2009 Tiago foi eleito presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Curralinho, Mocambo, Angico e Cachoeira dos Alves, na época muito ligado as causas do associativismo devido ao seu trabalho na cooperativa de crédito quis desenvolver suas ações à frente da diretoria baseadas nas causas sociais e humanitárias, fato este que por algumas vezes fez com que não fosse compreendido por alguns associados. Nascia ali uma liderança ligada ao associativismo que se tornaria mais tarde um político de destaque não apenas em sua região de origem, mais sim em todo município de Jacobina.
Nos 4 anos em que foi presidente de associação, destacou-se por ações importantes. Lutou ao lado da população de Barrocão Velho para a conquista da energia elétrica para o citado povoado, realizou manifestações para solicitar a recuperação das estradas vicinais no interior do município, interditando-as por algumas vezes, incluindo o realizado na BR-324 desta vez reivindicando água tratada e encanada para vários povoados da região. Esteve por diversas vezes ocupando as mais variadas secretarias municipais, sempre acompanhado do povo para juntos a estes cobrar do poder público soluções a casos omissos no município a exemplo do descaso com as casas de taipa, transporte escolar, saúde, assistência técnica para os trabalhadores rurais entre outros.

Foi o idealizador da União das Associações Rurais de Jacobina, entidade representativa de 19 associações que busca incentivar a formação de seres conscientes, visando uma autonomia destes. Uma luta que visa à transformação de indivíduos marginalizados em cidadãos cientes que somente através da luta e do processo de reivindicações ele vai se tornar sujeito construtor de sua história.

Em 2012 aos 29 anos foi eleito vereador pelo PCdoB e recebeu 1454 votos, sendo o segundo vereador mais bem votado em Jacobina, e sua vitória surpreendeu muita gente, conquistando a admiração e respeito da população com a sua forma inovadora de se fazer Política em Jacobina, sempre preocupado com ações coletivas e comprometido em combater as injustiças lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

Contatos: